5 de maio de 2016

Spoilers e a Internet

É sempre assim, toda vez que começa uma nova temporada de Game of Thrones, o debate de spoilers se inicia pela milésima vez. Pra quem não sabe (o que eu duvido) o que um spoiler, clica aqui.

Domingo passado aconteceu algo superimpactante em Game of Thrones, com isso, timeline do Twitter explodiu de imagens e, consequentemente, spoilers. Depois da reação das pessoas que estavam assistindo o episódio, imediatamente vem a reação das pessoas que NÃO estavam assistindo.

SOCORRO, SPOILERS. SPOILERS. SPOILERS. 




MORRAM TODOS!



Algumas pessoas que sofreram com a espoliação, resolveram se vingar contando os acontecimentos do filme “Capitão América: Guerra Civil”, que estreou recentemente. Agora... paraparaparapara porque vejo DUAS SITUAÇÕES neste caso.



Eu ODEIO spoiler! DETESTO! Quero MORRER quando alguém me conta algo que eu não gostaria de saber, ainda mais quando é de uma forma gratuita e proposital. Eu sou cria do fandom de HarryPotter e participava de um fórum que tinha políticas severas contra spoiler. A cada lançamento de livro, era aberta uma sessão secreta para discutir os acontecimentos. Quem não sabia ler inglês ou preferia esperar a tradução, podia circular tranquilamente pelo fórum sem ser espoliado. Era uma bolha mágica da felicidade, os usuários realmente respeitavam essa regra e se você soltava um spoiler, era banido e mal visto pelos outros do fandom.
Só que não estou mais na bolha mágica daquele fórum potteriano. Estou no Facebook, Twitter e Snapchat. E as pessoas podem postar o que bem entenderem, certo? Certo. Eu tenho todo direito de fazer live tweeting durante o episódio de Game of Thrones e descrever graficamente o que está acontecendo ou esboçar as minhas reações. O que acho que precisamos é um pouco mais de bom senso de ambas as partesEntão vamos por partes.

O que é realmente um SPOILER?

Algumas pessoas acreditam que o simples fato de você falar se gostou ou não do que acabou de assistir/ler já é spoiler. Um simples “odiei esse episódio”, “ACABEI DE ASSISTIR FILME TAL NOSSA É F*DA PRA C*RALHOOOOOOOOOO!!!!111”. ISSO NÃO É SPOILER. PARE DE RESCURA. 



Você ficar chateado e brigar com algum amigo seu por simplesmente expressar sua reação se gostou ou não é frescura. Spoiler é contar algo RELEVANTE da trama. Tipo...

Scar matou Mufasa.
Joye e Pacey ficam juntos no final de Dawson’s Creek e a Jen morre de câncer.
Darth Vader é pai de Luke Skywalker.
No filme “Os Outros” todos estão mortos.


E assim por diante. ISSO É UM SPOILER. Falar algo crucial, uma morte importante, a mudança de rumo da história, algo que surpreenderia o expectador. Quando você solta um spoiler, você estraga a experiência da outra pessoa de surpreender-se também.










De vez em quando o spoiler acontece sem querer, escapa no meio de uma conversa animada. Seu amigo está assistindo uma série e você acaba sem querer revelando algo que ainda não aconteceu na temporada em que ele está vendo. Acontece! ¯\_(ツ)_/¯

Agora, voltemos pro twitter e redes sociais.
O Twitter tornou-se a segunda tela do espectador faz tempo. É um olho na televisão e outro na timeline. Quem usa o Twitter constantemente (tipo eu) sabe que existe uma AGENDA de eventos. Terça-feira as pessoas estão comentando Master Chefe, na quarta-feira tem o futebol, domingo tem The Walking Dead e GAME OF THRONES.

Eu me interessei pela série quando estava na segunda temporada. Mas eu sou dessas ~diferentona~ que gosta de ler o livro ANTES de ver o filme/série. Consegui ler os livros em 2013 e como não queria saber spoilers, domingo à noite eu nem dava as minhas caras no Twitter. Comecei a assinar a HBO apenas na quarta temporada. Geralmente eu baixava o episódio de GoT numa terça-feira, quando chegava do trabalho. Entrar no Facebook era um risco que eu não corria até ver o episódio.

Eu acredito que dá para comentar ao vivo no Twitter sem fazer grandes revelações da trama (tento agir assim). Mas se eu quiser fazer uma referência e escrever graficamente algo, é um direito meu. Se você não pode assistir o seriado no domingo e quer estar no Twitter olhando a timeline, é um direito seu também. Mas não fique chorando ou contando spoiler de outras coisas só porque você leu o que não queria. Dá pra ter bom senso. Se você não quer se privar de entrar nas suas redes sócias, por que as outras pessoas se privariam disso também? ¯\_(ツ)_/¯

No Facebook essa história de spoiler é mais complicada por causa do algoritmo. Algo que você postou onze da noite pode aparecer na timeline do seu amigo  (que ainda não viu a série) as quatro da tarde do dia seguinte. Daí é complicado... No Twitter enquanto passa o programa tem um contexto, agora, no Facebook entre uma foto de gatinho e uma notícia política, tomar um spoiler da série sem aviso, é triste. Já aconteceu comigo. Faz parte da brincadeira.

Tem pessoas indo além disso, comentando cena por cena no snapchat. Sem avisar as outras pessoas que faria isso. A pessoa está no seu direito? Esta. Mas isso é uma atitude meio babaca... quer dizer, você pode ser surpreendido e as outras pessoas não? Tá errado isso aí.

Spoiler tem data de validade?

Ok, mas eu quero postar uma foto ou um gif do episódio. Novamente, nada impede que você o faça, mas eu acredito no bom senso de esperar pelo menos umas 48h para soltar uma imagem.

E sobre a data de validade de um spoiler... Tem coisas que (supostamente) caem mesmo no conhecimento geral depois de um tempo. “Luke, I’m your father” é uma das frases mais famosas do cinema e puta dum spoiler pra quem não viu Star Wars. Mas quem AINDA não viu Star Wars? Um monte de gente hahaha. O primeiro filme foi lançado nos anos 70 e é um clássico. Existem referências enormes na cultura pop sobre o filme. Soltei um spoiler? Soltei. Mas é notícia velha já...

Comentar o final de “HarryPotter e as Relíquias da Morte”, livro lançado em 2007 (nove anos já!) será sempre um spoiler. Um spoiler velho, mas um spoiler. Não é algo que eu vá fazer propositalmente, mas não condeno quem falar disso mais abertamente.





Por isso que esse é um assunto tão controverso e que exalta os ânimos sempre. Tem gente que gosta de saber quem morreu ou ler a última página do livro. Já vi várias pessoas reclamando que Esquadrão Suicida tem muitos trailers, com isso, é spoiler...  *roll eyes* Só que na hora de apertar o play pra ver o vigésimo trailer do filme, quem foi que deu? Poooois é. TEMOS QUE TER BOM SENSO. AMBAS AS PARTES.

Soltar spoiler pra TODA a sua timeline porque você recebeu um também? É babaquice.

Brigar com seu amigo porque ele te contou o final de Blade Runner (1982)? É besteira.

Você contar PROPOSITALMENTE o final de Blade Runner pro seu amigo? É babaquice.  

Entrar no Twitter em horário de Game of Thrones e não querer ser atingido por um meme do episódio, é babaquice. Revidar contando o final de Guerra Civil é PIOR AINDA.


Gentileza é também é super bem-vinda “alerta de spoiler”, “vou postar a rodo coisas de tal filme e tal seriado”. Silenciar o amigo e ocultá-lo de sua timeline é ótimo. Faça a sua parte. Use o bom senso.


3 comentários:

Ana disse...

Acho complicado. Eu não sou do time "ODEIO SPOILER", na verdade até curto e procuro, mas entendo quem não gosta. Por isso sou super contida. Evito até curtir ou comentar coisas com spoiler. Mas vejo gente dando chilique até porque, sei lá, apareceu na timeline uma imagem do Tyrion trocando ideia com os dragões da Daenerys??? Sei lá...

Eu tento ser discreta, sabe? Não gosto de acompanhar o twitter porque nunca consigo ver programa nenhum na primeira exibição e, mesmo que não ligue pra spoiler, não gosto de ver nada já com a bagagem da impressão alheia (sério, acho que isso me frustra mais do que saber detalhes importantes da história). Mas ao mesmo tempo gosto de deixar comentários, só tento esconder a publicação com bastante espaço e aviso de spoiler antes pra ninguém ler "sem querer"...

Agora quanto à "prazo de validade" acho que é mais complicado hahahah eu sempre conto spoilers de coisas antigas sem me dar conta de que a pessoa pode não ter visto, ainda mais esses que já são clássicos. To assistindo aos filmes de Harry Potter com o meu marido e, veja bem, eu também fui de fandom, fórum de discussão e praticamente construí meu círculo social assim. Aí vejo os filmes com ele e comento coisas que ele não sabia, mas pra mim é tipo "???? como não sabia?" É bem difícil assimilar que ele nunca viu os filmes, nunca leu os livros, nunca se interessou e mal sabe nome de personagens, quem dirá o que acontece com cada um deles. Aí escapa muita (muita) coisa, mesmo.

Jana disse...

Oi Cami. Te seguia no Mão Feita e volta e meia apareço por aqui, mas não comento. Sou do time que realmente não liga pra spoilers e eles na verdade me empolgam mais em ver o filme ou ler o livro e etc. Entretanto entendo perfeitamente quem odeia receber spoilers e tento máximo não dar nenhum, só que como vc disse às vezes é difícil não dar spoilers de Star Wars por exemplo. Se estou empolgada contando algo sobre um filme sempre pergunto a pessoa o que ela quer saber sobre pra não dar spoiler sem querer. Bom senso é o caminho e o combinado nunca sai caro.

Jana disse...

Oi Cami. Te seguia no Mão Feita e volta e meia apareço por aqui, mas não comento. Sou do time que realmente não liga pra spoilers e eles na verdade me empolgam mais em ver o filme ou ler o livro e etc. Entretanto entendo perfeitamente quem odeia receber spoilers e tento máximo não dar nenhum, só que como vc disse às vezes é difícil não dar spoilers de Star Wars por exemplo. Se estou empolgada contando algo sobre um filme sempre pergunto a pessoa o que ela quer saber sobre pra não dar spoiler sem querer. Bom senso é o caminho e o combinado nunca sai caro.