5 de abril de 2016

Documentário: The Hunting Ground

The Hunting Ground é um documentário sobre os inúmeros casos de estupro nos campus das universidades dos Estados Unidos. Eu fiquei impressionada enquanto assistia, seja por conta dos relatos das vítimas que foram estupradas e como as instituições acadêmicas se mobilizam para ENCOBRIR os fatos, desacreditar as vítimas e não resolver os crimes.

“Por que eu não estou gritando? Por que ninguém vê isso? Quando você está apavorada e não sabe o que está se passando com você... Você simplesmente fica ali e espera que não morra. E era isso que eu esperava”

88% das vítimas de estupro não reportam a violência (dados do documentário). As universidades omitem os casos para o governo. Os administradores desencorajam as vítimas a reportarem formalmente porque uma vez reportado o abuso, vira domínio público.

A narrativa principal deste documentário fica por conta de duas alunas, Annie E. Clark e Andrea L. Pino que se mobilizaram para ajudar as vítimas de estupro dentro do campus da Universidade da Carolina do Norte. Juntas conseguiram achar brechas no sistema burocrático de leis e processos administrativos da universidade, foram ligando os pontos e perceberam que o problema era muito maior do que pensavam.



Lady Gaga (que também é uma sobrevivente de abuso sexual) compôs a música que faz parte do documentário: Til It Happens To You. Inclusive eu acho que deveria ter vencido o Oscar, mas, imagine se a Academia iria premiar uma música que fala sobre abuso sexual?


The Hunting Ground é realista, impactante, deixa o estômago embrulhado e os nervos à flor da pele por causa de tanta impunidade e descaso com um assunto tão sério que é a violência sexual e como isso se tornou banal, porque os estupradores raramente são punidos.


Tem que assistir! Está disponível na Netflix. 

Nenhum comentário: