4 de outubro de 2012

A Lista Negra - Jennifer Brown

Mais um livro que me chamou atenção pelo orelha e acabei comprando para ler, mas não gostei tanto como "A culpa é das estrelas". O livro relata a história de Valerie Leftman e seu namorado, Nick Levil, os dois são adolescentes normais, socializam com seu grupinho de amigos ~estranhos~ (só porque se vestem de preto hahaah) na escola e sofrem um bullying. Um dia a Valerie tava #chatiada e só de brinks criou uma lista negra com coisas que ela gostaria que desaparecesse do planeta Terra: galera que enchia o saco na escola, os pais, programas de televisão etc. O que ela não sabia é que um dia o seu namorado iria para a escola e atirasse nas pessoas da lista. WHAAAAAAAAAT! 
A trama segue sobre os conflitos da Valerie e nas consequências do tiroteio na escola. Valerie é culpada, não é? Eu gostei do livro por esse questionamento, mas achei o desenvolvimento disso tudo bem cansativo. O começo da narrativa é bem ZZzzZZZzz li dois livros junto com esse (aloca que lê 3 cosias ao mesmo tempo) e esse eu me obrigava a ler umas 10 páginas só pra desempacar. Fiquei um bom tempo pensando se a Valerie era culpada ou não, acabei não chegando a nenhuma conclusão. Muito difícil julgar uma coisa dessa. Como eu reagiria se meu namorado fizesse isso? E se meu irmão atirasse em geral, eu o repudiaria ou ficaria do lado dele? E as pessoas que praticavam o bullying com a Valerie e desencadeou todo esse processo da lista, são culpadas também dessa tragédia? É um negócio pra ficar pensando durante séculos. Acho que o livro vale por isso. 

Um comentário:

.cah. disse...

Cara, eu adorei esse livro. Comprei por causa da sua review e tal, porque até então eu nunca tinha ouvido falar, HAHA. Só que eu não achei cansativo, li em dois dias e meio, achei que fluiu bem pra mim. Achei um livro adorável. Triste em muitos aspectos, mas adorável.