10 de janeiro de 2012

A deliciosa maratona de entrevistas

Estou desempregada e vivendo no meu próprio fuso horário desde maio de 2011. Em setembro comecei a mandar currículos, me cadastrar em sites, ficar atenta ao meu e-mail "de gente grande". Foram poucas entrevistas pela quantidade de currículos espalhados por aí. No final do ano, em pleno dezembro, comecei a ser chamada e depois que o ano começou (há dez dias atrás), o pessoal acordou pra vida e o ritmo tem sido intenso. YAY!

Eu já falei sobre o assunto uma vez aqui, mas é que esse mundinho de ENTREVISTA DE EMPREGO é tão curioso que não conformo que não exista um reallity show ou um perfil no twitter de @desempregadodadepressão. Se , até deve ter, mas nunca vi ninguém dando RT ou falando sobre isso na minha timeline. Talvez porque eu seja a única desempregada do momento hahahaa, enfim. É cada coisa absurda, seja por parte dos entrevistadores e dos candidatos para o emprego, que fico pensando IS THIS IS REAL LIFE

Os candidatos no episódio de DRESS CODE & DIARREIA VERBAL.

O pessoal ESQUECE que entrevista de emprego tem que ir SOCIAL. Põe um sapato bonito, uma calça social e uma camisa/blusa decente. Olha, vi menina com transparência, de saia CURTA, menina vestindo rasteirinha, homem com barba mal feita, as nega com maquiagem KATYLENE. Na última entrevista que fui, tinha uma menina de MELISSA CAMPANA e pensei, vamos acompanhar essa criatura loca. Nada contra Melissa, mas tem tanto modelo mais formal, a nega vai com esse? Se fosse pra outro tipo de vaga, mas pessoal da Hotelaria é MEGA RÍGIDO com a aparência. 
A dinâmica tava rolando, daí a Miss Melissa Campana foi questionada sobre o nível de inglês, dai ela disse "NOSSA EU ODEIO INGLÊS, NÃO SUPORTO. FIZ DOIS ANOS PORQUE SOU OBRIGADA, MAS EU ODEIO" vixe. Sério memo colega? Não precisa falar que ama, mas a informação que odeia inglês com todas as suas forças, em uma área que precisa falar inglês, é melhor falar que tem nível iniciante e pronto, não? Dai, a entrevistadora perguntou qual era um sonho de viagem dela, ela respondeu DISNEY hahahaha eu achei engraçado.
Em outras dinâmicas por aí, vi gente metendo o pau no antigo emprego, falando mal de todo munto. CEJURA MANO. Já vi gente se humilhando, do tipo, PRECISO DESSE EMPREGO TÔ DESESPERADA, ME AJUDA. Gente falando palavrão e "tipássim" de CINCO em CINCO minutos. VÉIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII. HAAUAHAUAHAUA é um show de HORRORES de vez em quando. 




Os entrevistadores ou ~torturadores. 

Da série de coisas que não entendo: 

1 - Pq pede pra levar o currículo impresso, sendo que você já enviou por e-mail (e por isso eles te contataram chamando pra entrevista) e depois precisa preencher uma ficha enorme com todos os seus dados que, por sinal, já estão no currículo?

2 - Se você se atrasa por causa de trânsito, usuário na linha, motorista lerdo, você é inconsequente e é visto como desleixado que não sabe se programar. Mas você pode ficar esperando na sala de espera por mais de 45 minutos depois do horário combinado. 

3 - Mas, me diga, POR QUE VOCÊ MERECE TRABALHAR AQUI? (repete 235456 vezes)

4 - E aquele "ligaremos até a segunda-feira, com certeza!", você nem saí de casa e anda com o telefone celular no modo EXTERNO pra escutar te ligarem. Fica nessa durante uma semana. E eles nem te ligam ou sequer mandam e-mail.

5 - Entrevista pra 3 vagas e, na sala de espera, você conta mais de trinta pessoas. Sério, gente, mais de trinta pessoas pra três vagas? Vocês selecionaram os currículos ou chamaram todo mundo de uma vez que era mais fácil?

6 - E as dinâmicas humilhantes? AGORA TODO MUNDO TIRA O SAPATO, FAZ UM CÍRCULO E IMITA UM ANIMAL OU OBJETO O QUAL VOCÊ SE IDENTIFICA. Ou então, AGORA DEBATA COM FULANO PORQUE VOCÊ É MELHOR QUE ELE, ou ainda, VAMOS BRINCAR DE DANÇA DAS CADEIRAS.



7 - Quando o entrevistador parece nem escutar o que você fala e abre a boca diversas vezes?

8 - E as desculpas esfarrapadas? "Seu currículo é ótimo bem como suas referências, mas você não tem fluência em alemão e o mercado de trabalho está concorrido, tem gente morrendo por essa vaga, desculpa, boa sorte". MASQUÊ.

9 - E quando te ligam DOIS MESES depois da entrevista pra marcar uma segunda fase, você não pode ir no horário e o entrevistador dá uma de louco e solta pérola do tipo "NOSSA, MAS VOCÊ NÃO TÁ PRECISANDO? TÁ DIFÍCIL AS COISAS POR AÍ". Oi?

A entrevista mais legal até agora


De todas as entrevistas que andei fazendo, fui em uma que foi bem legal, cada um sorteava uma pergunta sobre o tema HOTELARIA, você respondia o que achava/o que faria no caso, eram perguntas de um dia-a-dia de um hotel. Antes disso, preenchemos um jogo de perguntas e respostas pessoal, tipo, "Fico alegre quando__________", "Sinto que sou prejudicada porque____________", "Me sentiria inútil se_________". 
Eu gostei muito deles, de tudo, desde como fui tratada até na hora da saída. Eu acho importante ter esse tipo de pergunta quando você faz entrevista, saber se você conhece sobre a vaga e tudo mais. Sem enrolação e direto ao ponto, sem fazer a gente de otário, sabe? Não quero criar muitas expectativas, mas sabe quando você sai do lugar com aquela sensação de que foi bem? Daí, marcamos entrevista em inglês e vamos ver no que vai dar. 
Enquanto isso, sigo minha vida de amélia moderna: um olho na panela e o outro no twitter.


5 comentários:

Ana disse...

"Se você se atrasa por causa de trânsito, usuário na linha, motorista lerdo, você é inconsequente e é visto como desleixado que não sabe se programar. Mas você pode ficar esperando na sala de espera por mais de 45 minutos depois do horário combinado."

PERFEITO HAHAHAHAHAHAHA

Que bom saber que você tem um blog, Camies!

Mirian Soares disse...

Ai, amigue, um dos melhores posts EVER desse blog. Ri muito, mas fiquei toda mimimi com vc. Espero que essa situação de Amélia moderna que vc está vivendo mude logo.
Bjokas, flor!

Larissa disse...

Adorei, Camies. Deu até saudades da minha maratona de dinâmicas e entrevistas. Dessa última vez tive muita sorte: depois do trabalho (saí às 18h) cheguei em casa e mandei uns vinte currículos à tarde. Na manhã seguinte, umas cinco empresas diferentes me ligaram. Fui em duas entrevistas no dia seguinte e já passei em uma delas logo de primeira (tive o resultado no primeiro dia). A princípio nem tinha gostado muito da vaga, mas como eu tava MUITO necessitada, acabei topando. E descobri que não havia vaga melhor pr'eu ter aceitado. Tô muito feliz. E o legal dessa entrevista é que eu fiz não com minha superior, mas com uma colega, que é formada em psicologia. Ela foi MUITO franca com a gente, foi muito legal mesmo. Bom, espero de coração que você tenha a mesma sorte! Beijo.

Mayra disse...

HAHAHAHAHA Sensacional, Camies!


MAS POR QUE VOCÊ MERECE TRABALHAR AQUI? A resposta que sempre me ocorre: - Merecer? Então você acha grandes bosta esse estabel3ecimento? Poxa, me fale mais sobre isso...

Dani disse...

adorei o post! aqui na nova zelândia não fiz muitas entrevistas de emprego ainda, mas no brasil já ouvi cada merda, a pior sendo "então, como é uma pessoa de gêmeos?" (meu signo, mas nem acredito nessas coisas, enrolei um monte).
enfim camies, boa sorte! espero que você consiga a vaga que quer!